VIVA CONTAGEM – Falando sobre arte e cultura


 

Por Fernando Perdigão

Fernando Perdigão - Divulgação
Fernando Perdigão – Divulgação

Caros leitores da Revista Geraes, saudações!

Inicio, a convite dos editores da Revista, Giuseppe, Maurício e Yull, um trabalho de divulgação, análise e crítica sobre arte e cultura na cidade de Contagem e ou outros contextos de interesse.

Sou o Fernando Perdigão, 52 anos, natural de Ouro Preto, artista visual, produtor e gestor cultural. Casado, pai de dois filhos e cidadão Contagense, trabalho na cidade, desde 1992, sendo funcionário público municipal. Concursado como professor de artes na Rede Municipal de Educação, a partir de 1994, passei a integrar a equipe de cultura da administração municipal. Integro a equipe da Fundação Cultural do Município de Contagem – Fundac. Minha esposa é natural de Contagem e meus filhos são nascidos em Contagem. Em 2010, mudei de BH para cá, passando a residir no Bairro Jardim Riacho das Pedras.

Tenho apreço particular por Contagem e um razoável conhecimento de sua realidade, ou realidades, com maior profundidade nos aspectos culturais. É com alegria que vou falar de cultura para vocês.

Contagem é cidade viva e muito, muito especial…
VIVA CONTAGEM!


FUNDO MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE CONTAGEM
Um divisor de águas na história da gestão cultural no município

Muito mais que uma sigla, o FMIC – Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem é um mecanismo de incentivo, promoção e difusão cultural muito eficiente e democrático. Foi instituído por lei e, desde 2014, passou a ser disponibilizado para os agentes culturais de nossa cidade. Na minha avaliação, é um verdadeiro divisor de águas na que tange ao financiamento público da atividade cultural em Contagem, entretanto, sendo recente, talvez ainda não seja conhecido por muitos cidadãos. É  importante que artistas, produtores culturais e comunidade se informem sobre ele, uma vez que representa oportunidade de financiamento direto, por meio de recursos municipais, à projetos culturais.

Anualmente, desde 2014, o Fundo tem sido disponibilizado, via Edital, com recursos da ordem de R$700 mil reais, para que os interessados inscrevam seu projeto, abrangendo as diversas áreas da cultura. Os agentes culturais que tem participado dos editais estão aprendendo a formular projetos e a equipe gestora da Fundac também tem tido um aprendizado constante sobre a gestão deste mecanismo, buscando aprimoramento a cada edição anual.

Em 2017, em sua 4ª edição, o FMIC teve 128 projetos inscritos e selecionou 55, contemplados nas faixas de financiamento de R$10 mil, 15 mil e 21 mil reais, sendo aproximadamente 7 projetos contemplados por regional administrativa. As diversas atividades estão acontecendo por toda a cidade, desde o início de outubro. São projetos diversos que qualificam e dinamizam o panorama cultural de Contagem, com atividades de formação cultural, teatro, dança, música, literatura, artes visuais, artesanato, gastronomia, cinema, vídeo, comunicação, memória, patrimônio e cultura popular. Com a realização destes eventos, a população em geral passa a ter a opção de ver a produção artística e cultural no contexto de seu bairro, de sua região. Do ponto de vista da gestão pública, a Prefeitura de Contagem, por meio da Fundac, promove uma real descentralização e democratização no acesso à cultura. O EDITAL do FMIC 2018 deverá ser publicado no início do próximo ano, com alterações importantes feitas após avaliação com a comunidade artística em reuniões com a equipe da Fundac, para que o instrumento seja cada vez mais qualificado, simples e abrangente.

Vida longa, aumento gradual dos recursos, abrangência e participação cada vez maior nos Editais do FMIC!

VIVA CONTAGEM!!!

Obs: A foto no topo é do CINE GROWLER, evento multicultural realizado na Praça da Glória, sábado, 18 de novembro, que foi um dos projetos contemplados pelo FMIC 2017. Há um link abaixo.

Vejam mais sobre o FMIC 2017 e alguns projetos contemplados, no portal da Fundac, links abaixo:

http://www.fundaccontagem.com.br/edital/14

http://www.fundaccontagem.com.br/noticia/158

http://www.fundaccontagem.com.br/noticia/166

http://www.fundaccontagem.com.br/noticia/171

http://www.fundaccontagem.com.br/noticia/183

http://www.fundaccontagem.com.br/noticia/184

http://www.fundaccontagem.com.br/noticia/188

http://www.fundaccontagem.com.br/noticia/189

http://www.fundaccontagem.com.br/noticia/190

http://www.fundaccontagem.com.br/noticia/193

https://www.youtube.com/channel/UCgurdrkUscsgwFVsXMsbWxA

http://www.contagem.mg.gov.br/?og=665451&materia=945908

Cine Growler na Pça da Glória (foto anexa):

https://www.facebook.com/cinegrowler/photos/a.292015127887851.1073741828.286595678429796/368785116877518/?type=3

https://www.facebook.com/cinegrowler/videos/364026754020021/

https://www.facebook.com/fernando.perdigao.98/posts/10210623716725189