Cine Growler

VIVA CONTAGEM – Falando sobre arte e cultura

Caros leitores da Revista Geraes, saudações! 

Inicio, a convite dos editores da Revista, Giuseppe, Maurício e Yull, um trabalho de divulgação, análise e crítica sobre arte e cultura na cidade de Contagem e ou outros contextos de interesse.

Sou o Fernando Perdigão, 52 anos, natural de Ouro Preto, artista visual, produtor e gestor cultural. Casado, pai de dois filhos e cidadão Contagense, trabalho na cidade, desde 1992, sendo funcionário público municipal. Concursado como professor de artes na Rede Municipal de Educação, a partir de 1994, passei a integrar a equipe de cultura da administração municipal. Integro a equipe da Fundação Cultural do Município de Contagem – Fundac. Minha esposa é natural de Contagem e meus filhos são nascidos em Contagem. Em 2010, mudei de BH para cá, passando a residir no Bairro Jardim Riacho das Pedras.

Tenho apreço particular por Contagem e um razoável conhecimento de sua realidade, ou realidades, com maior profundidade nos aspectos culturais. É com alegria que vou falar de cultura para vocês. Contagem é cidade viva e muito, muito especial…

VIVA CONTAGEM!

Fernando Perdigão

Fernando Perdigão

FUNDO MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE CONTAGEM
Um divisor de águas na história da gestão cultural no município

Muito mais que uma sigla, o FMIC – Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem é um mecanismo de incentivo, promoção e difusão cultural muito eficiente e democrático. Foi instituído por lei e, desde 2014, passou a ser disponibilizado para os agentes culturais de nossa cidade. Na minha avaliação, é um verdadeiro divisor de águas na que tange ao financiamento público da atividade cultural em Contagem, entretanto, sendo recente, talvez ainda não seja conhecido por muitos cidadãos. É  importante que artistas, produtores culturais e comunidade se informem sobre ele, uma vez que representa oportunidade de financiamento direto, por meio de recursos municipais, à projetos culturais.

Anualmente, desde 2014, o Fundo tem sido disponibilizado, via Edital, com recursos da ordem de R$700 mil reais, para que os interessados inscrevam seu projeto, abrangendo as diversas áreas da cultura. Os agentes culturais que tem participado dos editais estão aprendendo a formular projetos e a equipe gestora da Fundac também tem tido um aprendizado constante sobre a gestão deste mecanismo, buscando aprimoramento a cada edição anual.

Em 2017, em sua 4ª edição, o FMIC teve 128 projetos inscritos e selecionou 55, contemplados nas faixas de financiamento de R$10 mil, 15 mil e 21 mil reais, sendo aproximadamente 7 projetos contemplados por regional administrativa. As diversas atividades estão acontecendo por toda a cidade, desde o início de outubro. São projetos diversos que qualificam e dinamizam o panorama cultural de Contagem, com atividades de formação cultural, teatro, dança, música, literatura, artes visuais, artesanato, gastronomia, cinema, vídeo, comunicação, memória, patrimônio e cultura popular. Com a realização destes eventos, a população em geral passa a ter a opção de ver a produção artística e cultural no contexto de seu bairro, de sua região. Do ponto de vista da gestão pública, a Prefeitura de Contagem, por meio da Fundac, promove uma real descentralização e democratização no acesso à cultura. O EDITAL do FMIC 2018 deverá ser publicado no início do próximo ano, com alterações importantes feitas após avaliação com a comunidade artística em reuniões com a equipe da Fundac, para que o instrumento seja cada vez mais qualificado, simples e abrangente. 

Vida longa, aumento gradual dos recursos, abrangência e participação cada vez maior nos Editais do FMIC!

VIVA CONTAGEM!!!

Obs: A foto é do CINE GROWLER, evento multicultural realizado na Praça da Glória, sábado, 18 de novembro, que foi um dos projetos contemplados pelo FMIC 2017. Há um link

 Cine Growler na Pça da Glória (foto anexa)

https://www.facebook.com/cinegrowler/photos/a.292015127887851.1073741828.286595678429796/368785116877518/?type=3

https://www.facebook.com/cinegrowler/videos/364026754020021/

https://www.facebook.com/fernando.perdigao.98/posts/10210623716725189

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *