Tradição e homenagens no 36º Encontro de Folias de Reis

Grupos se reúnem no domingo (14), no bairro Industrial, para as festividades

tradicao-e-homenagens-no-36_-encontro-de-folias-de-reis-de-contagem-20180110112300

O bairro Industrial será novamente palco para o 36º Encontro de Folia de Reis de Contagem. Considerada uma das manifestações culturais mais importantes de Minas Gerais, a festa resgata a tradição da passagem dos Três Reis Magos, guiados pela estrela de Belém, até o Menino Jesus.

Diversos grupos se apresentarão para o público, a partir das 12h, na Escola Municipal Maria do Amparo. Cerca de 17 Folias, de várias cidades, já confirmaram presença. Bonfim, Itaguara, Confins e Piedade dos Gerais são alguns municípios que participam dos festejos neste ano. De acordo com os organizadores, “a Folia de Reis não pode parar”. Esta frase, utilizada no cartaz de divulgação, dita pelo saudoso Zé Goiano, retrata o grande compromisso dos grupos com a manutenção das tradições culturais das folias de reis.

Autoridades de Contagem e do Estado também foram convidadas e estarão presentes para acompanhar os festejos. Além disso, a memória do próprio evento remete às lembranças da figura de Zé Goiano, idealizador, coordenador e que conduziu os encontros até o ano de 2016, ano de seu falecimento.

tradicao-e-homenagens-no-36_-encontro-de-folias-de-reis-20180110113005

A Folia de Reis é uma tradição em Contagem

Após as apresentações dos grupos, o evento ainda contará com shows de artistas locais, tais como Xonadão da Sanfona, e as duplas Lincoln & Jonas e Renan & Rafael. O 36º Encontro de Folias de Reis do Bairro Industrial é patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (FMIC 2017).


Via http://www.contagem.mg.gov.br – Reporter: Marcelo Grillo   Foto crédito: Geraldo Tadeu – Foto Topo: Pit Thomspon