Projeto Tudoaver novembro

O projeto Tudoaver, parceria Prefeitura de Contagem por meio da Fundac e Big Shopping, apresenta a programação das mostras de novembro, selecionadas no Edital Galerias Fundac 2017. 

A Fundac realiza, anualmente, editais para seleção de mostras para ocupação das galerias públicas da cidade. Os artistas inscritos submetem suas propostas a uma comissão de avaliação e seleção, obrigatoriamente composta por especialistas em artes visuais como professores, críticos e/ou produtores reconhecidos. Essas exposições compõem a programação anual do projeto Tudoaver, que também pode contemplar outras mostras, de acordo com a demanda de artistas diversos, ou mostras institucionais de interesse cultural.

 

1 – AVULSAS INOPORTUNAS / PINTURAS / ALESSANDRA CUNHA

GALERIA DO CENTRO CULTURAL DE CONTAGEM

Alessandra Cunha (Ropre)
Alessandra Cunha (Ropre)

“Avulsas inoportunas” são páginas do diário da artista, que se soltaram e flutuam agora entre paredes. Onde se apresentam de frente, mas o observador precisa mudar sua forma de olhar, pois, nestas páginas a artista visual, escreve os textos invertidos (espelhados) como em matrizes de gravuras. E para ler sem dificuldades é necessário utilizar espelhos e ficar de costas para as pinturas; ou fotografar com o celular e espelhar a imagem nos aplicativos de edição. Em toda sua pesquisa pictórica, há a inserção de palavras como senhas direcionais para as imagens. Para estas treze pinturas, as palavras estão ao extremo, formando textos, contando histórias. Os figurativos que habitam as composições são os mais cotidianos possíveis, são símbolos, linhas e rabiscos aleatórios.

Alessandra Cunha (Ropre) – Com um vasto currículo, a artista mineira já conta com seis prêmios em salões de artes por suas pinturas, quase quarenta exposições individuais realizadas pelo Brasil e cerca de 160 participações em exposições coletivas pelo mundo. Desenvolve ampla pesquisa em pinturas contemporâneas e gravuras híbridas. 

Mostra selecionada no Edital Galerias Fundac 2017 

Exposição: de 06 a 30 de novembro de 2017

Galeria do Centro Cultural de Contagem

Rua Dr. Cassiano, 120, Centro

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h

Contatos: instagram: @ropre_ac

Face: RopreArtes

Telefone: (34) 99131-1225 

Alessandra Cunha (Ropre)
Alessandra Cunha (Ropre)

  

2 – O CORPO E A RUA: A IMAGEM COMO VESTIMENTA / Fotografias de ALEXANDRE TAVERA

GALERIA DA PREFEITURA DE CONTAGEM

Pça pres. Tancredo Neves, 200, Camilo Alves

VISITAÇÃO: DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 9 ÀS 17H

O Corpo e a Rua - Alexandre Tavera
O Corpo e a Rua – Alexandre Tavera

O trabalho fotográfico de Alexandre Tavera tem como característica principal o permanente deslocamento pela cidade em busca por microuniversos, resultantes da interseção corpo/arquitetura. A maneira como as relações entre o corpo, a rua e a vestimenta podem

ser configuradas não se encerra nas imagens, tampouco no lugar onde foram registradas, pois atravessam para a sua forma expositiva tridimensional e nos convidam, como visitantes/transeuntes, a um movimento/montagem de linhas, formas, cores e estampas. Neste devir constante de construção e desconstrução do olhar, a ação de fotografar desloca-se para novos modos de ver e conceituar o corpo, a rua e a vestimenta, a partir de uma instável dinâmica composicional de suas relações com o espaço urbano.

Alexandre Tavera é natural de Paraguaçu-MG e mora em Belo Horizonte desde 2001. É formado em Moda pelo Cenex da UFMG e em Artes pela UEMG, Escola Guignard. Tem como principal fonte de pesquisa o espaço urbano, utilizando a formação em artes plásticas e moda como principal viés para discutir o corpo, a rua e suas interferências nas cidades. Utiliza a fotografia, cerâmica, serigrafia e instalações como suporte para seus trabalhos.

Mostra selecionada no Edital Galerias Fundac 2017

O Corpo e a Rua - Alexandre Tavera
O Corpo e a Rua – Alexandre Tavera

Exposição: de 07 a 30 de novembro de 2017

Galeria da Prefeitura Contagem

Pça Pres. Tancredo Neves, 200, Camilo Alves

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h

Contatos:

Telefone: (31) 99218-1568

E-mail: tavera.ale@gmail.com

Instagram: @taveraale

Face: @alexandrefotodebolso

 

Contatos Projeto Tudoaver

3352-5347 / projetotudoaver@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: