Projeto Circuito sábado Cultural

O Circuito sábado Cultural inicia no próximo sábado, dia 25/11, com uma programação gratuita com várias apresentações culturais.  A partir das 12hs, a abertura do evento contará com o Cortejo do Maracatu Escambo Cultural e durante toda a tarde haverá os shows com Banda Poetricidade, Banda Boi do Além e Edinho Banda Fulano de Tal. O evento traz também um espaço de brincadeiras para criançada, exposições e intervenções artísticas. O evento acontecerá na quadra da ABCM – Associação dos Bairros Colorado e Milanez – Rua Paineiras (antiga rua Igor), nº 98, bairro Colorado (ao lado da UBS). Horário: 12hs as 18hs.

Edinho Fulano de Tal

Edinho Fulano de Tal – Divulgação

Idealizado por um grupo de artistas e pesquisadores culturais moradores da região Ressaca em Contagem, dos bairros Colorado, Milanez, Morada Nova e Novo Progresso, o Projeto Sábado Cultural busca promover a inserção de vários elementos culturais na comunidade local, o acesso à diversas expressões e linguagens artísticas, musicais e a cultura popular brasileira. A proposta é incentivar a promoção, produção e circulação de artistas, músicos, artesãos e empreendedores locais dentro do seu próprio território, promovendo a valorização e regaste de valores sócio-culturais, mas permanecendo em constante interface com as novas tecnologias.

Contemplado pela segunda vez, com patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo a Cultura de Contagem – FMIC, o projeto nesta edição conta com a participação de vários artistas, músicos e bandas independentes da região e também de grupos convidados da região metropolitana de BH, como Grupo Meninas de Sinhá e Grupo Samba de Terreiro.

Neste 2º semestre de 2017, com o intuito de expandir as ações do projeto, estão sendo realizadas novas parcerias com centros comunitários, comunidades tradicionais, espaços públicos, coletivos, escolas e organizações dentro do território da regional Ressaca, onde há circulação de um publico que tenham interesse ou que tenham pouco acesso á atividades culturais que valorizem a cultura local.

Assim, o Circuito sábado Cultural ocorrerá em 3 datas (25/11 – 09/12 – 17/12) e contará com mais de 8 apresentações musicais, intervenções artísticas, espaço para brincadeiras infantis, para exposição de artes, artesanato e para o fortalecimento do empreendorismo social na comunidade local.

Sandro Medeiros

Sandro Medeiros – Foto: Joice Marques

O artista plástico, pesquisador cultural e músico Sandro Medeiros, que também é um dos idealizadores da proposta, diz que: “cresci nessa comunidade e sempre teve que buscar fora daqui outras opções de lazer e entretenimento, já que a região não possuía espaços gratuitos para promoção de atividades culturais”. Dai surge a motivação de contribuir na mudança deste cenário, acreditando que a cultura e arte são fatores relevantes na formação do ser humano. Assim, Sandro junto a outras pessoas da comunidade, buscaram apoio para que apresentações culturais acontecessem.  Sandro Medeiros é formado pela Escola de Artes Guinhard – UEMG, possui um histórico de exposições, ganhador de prêmios nos campos das artes plásticas e fotografia e como educador já trabalhou em escolas, empresas, entidades e em projetos sociais. Há anos o mesmo desenvolve um trabalho de pesquisa de vários elementos da cultura popular brasileira, criando um trabalho artístico e musical diferenciado.

O destaque desta edição, esta na programação realizada junto a Irmandade Nossa Senhora do Rosário, Os Ciriacos (foto do topo), localizada na região Ressaca, a guarda de congado é um dos reinados mais tradicionais do estado Minas Gerais.  Neste dia, a Irmandade abre as portas de sua sede para realizar uma roda de conversa com o conduzida pelo Capitão-Mor senhor Antônio Jorge Muniz, contando um pouco da historia e causos em torno das tradições e festejos da Irmandade. Haverá uma exposição do livro sobre a história dos Ciriacos, comidas típicas e uma animada Roda de Samba e Forró.

Samba de Terrreiro

Samba de Terreiro – Divulgação

PROGRAMAÇÃO
Circuito sábado Cultural: 25/11/2017 12hs ás 18hs – Quadra da Associação dos Moradores do Bairro Colorado e Milanes ABCM | Endereço: Rua Paineiras – antiga rua Igor, 98, bairro Colorado (ao lado da UBS).
• Apresentação – Cortejo com o grupo Maracatu Quintal Escambo Cultural
• Apresentação – Alexandre e Banda Poetricidade
• Apresentação – Banda Boi do Além
• Apresentação – Edinho e Banda Fulano de tal
• Espaço Ciranda: Brincadeiras para Crianças
• Exposição de trabalhos de Artesãos e Artistas locais
• Caixoteca do Poeta – Trocas, doações de livros e Poesias
Vivência e Festividade com Os Ciriacos – 09/12/2017 – 15hs às 21hs – Irmandade Nossa Senhora do Rosário os Ciriacos | Endereço: Rua Balneário, 240, Ressaca.
• Roda de Conversa: Fé, Irmandade e Resistência – História, Cantos e Causos com o Senhor Ântonio Muniz, Capitão – Mor da Irmandade Nossa Senhora do Rosário Os Ciriacos
• Exposição de Livro: A Voz do Tambores – Uma História dos Ciriacos.
• Festividade: Roda de Samba, Forró e Barraquinhas com comidas típicas.
• Apresentação – Mestre Amâncio e sua Banda
• Apresentação – Grupo Meninas de Sinhá
• Apresentação – Samba de Terreiro
• Espaço Ciranda: Brincadeiras para Crianças
• Festa de Nata da ABCM 17/12/2017 – 13hs às 17hs – Quadra da Associação dos Moradores do Bairro Colorado e Milanes – ABCM | Endereço: Rua Paineiras – antiga rua Igor, 98, bairro Colorado (ao lado da UBS).

Informações: amparoconsultoriasocial@gmail.com

Whatsapp: +55 31 98545-6714

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/744132235771265/

Elaboração: Giulliana de Souza

AMPARO – Consultoria Social.