Projeto Arte10

Visitas buscam promover e incentivar artistas de Contagem.

Via Fundac.

A Fundação de Cultura de Contagem (Fundac) inicia no mês de outubro um novo espaço para a divulgação dos trabalhos e artistas locais em seu portal e no da prefeitura. Trata-se do projeto Arte10, um espaço mensal reservado para visitas aos artistas de Contagem, em seus locais de trabalho. O objetivo é criar uma nova formatação que dê maior visibilidade aos nomes e figuras importantes da cidade e que ainda não têm o reconhecimento do público local.

A ideia partiu de um bate papo entre a equipe de arte da Fundac, que buscava uma forma de apresentar à população a maior quantidade de artistas. “Temos vários nomes importantes na cidade, inclusive premiados, e que não têm visibilidade dentro do município”, afirmou Olister Barbosa, professor e artista plástico. “É preciso abrirmos novas formas para divulgar os trabalhos que existem em Contagem e levar um número maior de opções para as pessoas”, observa o também artista e professor Fernando Perdigão.

Encontros serão feitos mensalmente pela equipe da Fundac dentro do Projeto Arte10

Dentro da concepção de sair do “lugar comum”, a equipe da Fundac criou um calendário de visitas para conhecer e divulgar os locais e espaços de trabalho dos próprios artistas. Inicialmente, as visitas serão feitas aos artistas que possuem experiência e reconhecimento no cenário cultural. O conceito do Arte10 foi baseado na ideia de promover 10 visitas por ano, dando destaque aos “ícones” das artes de Contagem.

A primeira visita aconteceu na última terça-feira (17) ao ateliê do pintor José Damasceno, 67 anos, morador do bairro Novo Progresso e premiado em diversas galerias do país. O artista é destaque nacional na pintura Naif.

Arte10