O impacto da Tecnologia nos dias atuais

Administrar com essa nova agenda de
responsabilidades e manter-se no mercado
altamente competitivo.

Por: Vanessa Nunes em The Connect.

O ser humano, de um modo geral, sempre teve a necessidade de novos desafios, através da busca por inovações constantes para satisfação de suas expectativas, tanto individuais quanto coletivas. Prova disso são as invenções e as descobertas realizadas ao longo dos séculos: a invenção da roda, a descoberta do fogo, a descoberta da energia elétrica, a invenção da lâmpada, a busca por rotas de comércio, a invenção do telefone, enfim, a lista seria enorme e talvez algumas criações ainda ficariam de fora.

Os Sistema de Informações (SIs) surgiram antes mesmo da informática, baseados em técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos. Havia a figura do Arquivista que era a pessoa responsável em organizar, registrar, catalogar e recuperar dados se preciso. Eram simples, mas exigiam um grande esforço para mantê-los atualizados e recuperá-los. As informações em papéis não permitiam a facilidade de cruzamento e análise dos dados. A partir da década de 1950 vários aplicativos (softwares) foram desenvolvidos com o objetivo de informatizar e automatizar rotinas de bancos de dados.

A globalização, favorecida em grande parte pela tecnologia de informação vem acelerando ainda mais as transformações frequentes no contexto atual, tanto na política, quanto na ciência ou na economia. As mudanças na sociedade, pelo conhecimento que vem aprimorando pelas oportunidades, tem mudado a forma de pensar, de querer progredir, tem feito com que as pessoas fiquem a mercê destas tais mudanças.

Nos dias atuais, as sociedades estão passando por mudanças estruturais, em grande parte, movidas pelos efeitos do processo de globalização econômica e tecnológica que se verificou nas últimas décadas. As forças que movem a globalização estão presentes na produção, no comércio, no consumo, na tecnologia, na informação, em praticamente todos os segmentos da atividade humana contemporânea, influenciando na criação de novos hábitos e diferentes visões de mundo. A consequência imediata dessa realidade vem sendo percebida por meio de manifestações concretas em que se alteram papéis de pessoas, empresas e mesmo países.

Administrar com essa nova agenda de responsabilidade e manter-se no mercado altamente competitivo, mudanças tecnológicas constantes e sem fronteiras, tem representado um desafio, pois necessitam utilizar estratégias que levam em conta a melhoria da qualidade de vida, a valorização do potencial humano, o equilíbrio ecológico e a justiça social.

Portanto os Sistemas de Informação baseados em computadores podem atuar em qualquer departamento, área funcional ou seção de uma organização. Desde o setor produtivo (chão de fábrica), no controle de estoque, na logística e transporte, na área de Marketing, Vendas, Jurídico, RH, Conta a Receber/Pagar, dentre outras áreas. A tecnologia é uma necessidade de adaptação precípua nas suas diferentes funcionalidades, e se tornou um grande diferencial para quem sabe e possui esse conhecimento, suas constantes mudanças impulsiona a pessoa ir além, a desenvolver mais capacidade e manter as particularidades que é quista de cada indivíduo, as organizações empresariais busca constantemente indivíduos que cresça junto com as inovações e mais que isso aprendem com elas e sobre elas.

Mudanças tecnológicas constantes e sem fronteiras, tem representado um desafio, pois necessitam utilizar estratégias que levam em conta a melhoria da qualidade de vida, a valorização do potencial humano, o equilíbrio ecológico e a justiça social.