Hapkido – Arte e filosofia à busca do equilíbrio

Joubert Rodrigues Araújo, ou simplesmente Mestre Joubert, 45 anos e há 42 praticante das Artes Marciais, nos fala em um bate papo informal descontraído, o que é o Hapkido.



Geraes – Mestre Joubert, o que é o Hapkido?

É uma Arte Marcial coreana, milenar, com origem no hap ki yoo soo, voltado à defesa pessoal, uma arte bem completa, que envolve não somente a defesa pessoal, mas também terapia, acupuntura, filosofia, enfim, uma arte muito rica.

Geraes – Quando o Hapkido veio para o Brasil?

Foi trazida pelo Grão Mestre Park Sung Jae, em 1972, ano em que nasci.

Grão Mestre Park Sung Jae

Grão Mestre Park Sung Jae

Geraes – Há quanto tempo você pratica  essa arte?

Comecei a praticá-la em 1997.

Geraes – Recentemente  você alcançou o sexto DAN, é a maior faixa?

A maior é a décima, que é o nosso Grão Mestre Grão Mestre Park Sung Jae.

Geraes – Como o Hapkido é difundido?

Hoje em dia as pessoas não procuram as Artes Marciais somente para sua defesa, seu bem  estar. Elas procuram como esporte, que às vezes te dá vida curta, enquanto a arte proporciona vida longa…

Geraes – Neste sentido, você pensa que a origem filosófica das Artes Marciais estão sendo esquecidas?

Penso que hoje em dia sim, até porque as Artes Marciais viraram Esporte e consequentemente, perderam a essência marcial, focando só em medalhas e dinheiro, e isso acaba abafando a questão filosófica, a qualidade de vida, pois hoje, o esporte te ensina a ser competitivo, te ensina o custe o que custar, ser sempre o melhor. E isso não é saudável, a Arte Marcial não é isso.

Geraes – Qual é a diferença do Hapkido das outras Artes Marciais?

Nenhuma. Uma é o espelho da outra, até mesmo porque foram desenvolvidas para a guerra e sempre uma se aperfeiçoava à outra. O que tem diferença é a Arte Marcial e o Esporte.

Geraes – Quantos são os Mestres do Hapkido em Minas?

Reconhecidos pelo Grão Mestre Park Sung Jae e pela Federação, são três. Eu e dois alunos meus, recém formados em evento da Federação em dezembro de 2017, onde eu recebi meu 6º DAN do Grão Mestre, que ministrou um curso internacional de Hapkido aos afiliados e exame de Faixa Preta. Formamos quatro Faixas Preta 1º DAN, entre eles, três crianças e uma em especial, minha filha Annye Hellen, de 11 anos, que se tornou a primeira Faixa Preta Infantil Feminino de Hapkido em Minas Gerais. Ela foi avaliada pessoalmente por Park Sung Jae, e isso é um privilégio de poucos.

Annye Hellen se tornou a primeira Faixa Preta Infantil Feminino de Hapkido em Minas Gerais.

Geraes – Nos conte mais sobre seu exame para o 6º DAN.

Fiz o exame de desenvolvimento do Ki, me submetendo ao Teste do Verdadeiro Ki, ensinado pelo pai do Hapkido Brasileiro, onde trabalhamos o desenvolvimento da região do baixo ventre sem exercícios físicos. Somente interagindo nossa mente e nosso espírito, através do controle da respiração, desenvolvendo essa energia vital, capaz de suportar uma KOMBI – Vídeo abaixo – passando por cima do meu abdômen, ou seja, suportei um peso de mais de uma tonelada em cima do meu baixo ventre, mostrando assim o que é realmente essa energia, esse trabalho de meditação e concentração. Eu fui o primeiro mestre que fez esse teste em Minas Gerais e o décimo sexto no mundo todo.

Queria aproveitar esse espaço da Revista Geraes e convidar a todos para que venham conhecer o Hapkido, que não é somente uma arte de defesa pessoal, é uma arte muito rica, onde você interage corpo / mente / energia, buscando seu verdadeiro “eu”.

Joubert, Grão Mestre Park Sung Jae e Annye Hellen

Joubert, Grão Mestre Park Sung Jae e Annye Hellen

SERVIÇO:

Academia SaDjá Kwan – Artes Marciais Coreanas e Terapias Orientais.

Mestre: Joubert SaDjá Kwan

Av. Abílio Machado, 3859 – 2º andar – Serrano – Belo Horizonte – MG.

Telefone: (31) 3053-3570 – Email: academia@sadja.com.br.

Site Academia: http://sadja.com.br/index.php

Site Federação: http://www.fmhkd.com.br/index.php