Artista Henrique Monteiro na Europa

O artista plástico Henrique Monteiro de Menezes, natural de Belo Horizonte e que reside há muitos anos em Lambari, no sul de Minas, acaba de chegar de exposições em Portugal e França.
Henrique Monteiro de Menezes
Henrique Monteiro de Menezes – Divulgação

Desenhista ilustrador, fotógrafo e gestor cultural, foi também bailarino. Retratista renomado, com trabalhos em todo o Brasil e no exterior, seus desenhos revelam na leveza do crayon, figuras que expressam as raízes de nosso povo em conexão com o mundo atual.

Em Portugal participou da Mostra Internacional de Arte Contemporânea – Memória & Identidade(s) – Lethes Art em Ponte de Lima, de 01 julho a 30 de setembro.

Henrique Monteiro de Menezes
Henrique Monteiro de Menezes – Divulgação

Sobre sua obra, a curadora e professora da Universidade Fernando Pessoa, Isabel Patim escreve: ARQUIVO MUNICIPAL – NARRATIVAS DE IDENTIDADES & DISCURSOS DA MEMÓRIA. Henrique Monteiro convoca a espiritualidade: com o desenho ‘Meus Deuses’, um autorretrato do artista, fala-nos da intimidade e do sincretismo do povo brasileiro com os seus santos; ‘Cortejo’, representação de um cortejo rural, retrata a expressão da fé no poder divino, enquanto que o desenho ‘Transe’, foi criado “pensando nos primitivos povos do Brasil e suas relações com o espiritual”.

Em Paris, sob a curadoria de Heloiza Azevedo da Heclecktic Art, participou do Salon Professionnel d’Art Contemporain, realizado no Carrousel du Louvre. A vernissage contou com a presença de mais de 150 convidados e o Stand recebeu centenas de visitas durante o período de 20 a 22 de outubro, sempre recebendo muitos elogios pela apresentação e seleção das obras. O artista Henrique Monteiro integra o GUIDE Internacional d’Art Contemporain, uma referência no mercado das artes visuais internacional.

Henrique Monteiro de Menezes – Divulgação
Contato:
Henrique Monteiro
Rua Carlos Jordão,44 – Lambari – Cep: 37480-000 – MG Brasil.
Telefone: +55 35 991393331